CRÍTICA

 Máx.
* * * * *

Rumba
JARI
NIKKOLA
* * * *

EDUARDO AND HIS BRAZILIAN AEROPLANE
Telepatia

Poko

"Eduardo and his Brazilian Aeroplane" é um grupo de Turku muito conhecido nos clubes desde os anos 90. O grupo é composto por músicos locais e internacionais na cidade e é geralmente impossível calcular as nacionalidades dos componentes com os dedos de uma só mão.

No [CD-album] "Telepatia" dá-se continuidade à músicas já familiares [aos Finlandeses]. O álbum foi feito partindo das versões de J.Karjalainen [o músico mais popular do país] músicas já gravadas previamente [em língua finlandesa]. Entre os músicos componentes do grupo está o inglês, catedrático de Literatura Britânica da Universidade de Oulu , o professor Anthony Johnson e o " bossa-chef " brasileiro do Rio de Janeiro Sérgio Machado que também vive em Turku.

Eduardo, brasileiro de São Paulo gravou também como convidado no álbum do grupo "Nylon 66'ers" com ritmos de bossa. No álbum recem lançado "Telepatia", tonalidades de bolero e samba são temperadas por seu time de percussionistas composto por "gringos locais" de primeira classe como o veterano da escola de samba de Turku, o Esko Talonen e o Sakke Koivula, este último muito conhecido pelos grupos de heavy-metal e latin jazz de Turku.

Os melhores momentos musicais do álbum estão em suas duas extremidades. Na canção "Botão com âncora" a brilhante voz tenor de Eduardo alcança irresistivelmente uma comunicação de maneira que como a versão original "Ankkurinappi", de expressiva saudade, foi capaz de tocar os corações dos ouvintes em 1982 [quando a versão original em finlandês esteve nas paradas de sucesso], assim como se fosse tocada em Ipanema em 1956, até mesmo hoje em 2003 essa música é igualmente cheia de poder de seduzir os ouvintes.

A "estrela" homenageada nesse projeto [o artista J.Karjalainen] também aparece como vocalista convidado na faixa intitulada "Oceano Finlandês". O original "Oceano" é uma música de autoria de um compositor brasileiro chamado Djavan, J.Karjalainen interpretou a tradução em língua finlandesa com seu próprio e conhecido estilo nacional. O resultado, mais uma vez, ficou brilhante. J.Karjalainen aproximou-se da composição em suas próprias características, com um resultado muito finlandês mas em um fraseirismo fiel à versão original em português. Anthony Johnson, o arranjador do álbum, adicionou o "Kantele" [típico e antigo instrumento de cordas do folclore finlandês] que além de um excepcional resultado, encaixou cada elemento em uma pictórica sonoridade.

Mais do que um pedaço da história musical de Turku, Telepatia é uma refinada diagnose de internacionalização musical, uma Finlândia multicultural dos anos 90, um seu próprio marco musical no século 21. Musicalmente, o tipo de ouvinte ao qual este álbum é destinado é muito vasto. "Eduardo and his Brazilian Aeroplane " sons são apreciados por especialistas ou amantes de estilos de batucada, gente que gosta da música de Bo Kaspers Orkester [maior grupo sueco de bossa da Suécia] ou os inúmeros ouvintes da "Radio Nova" [rádio Finlandesa de popularidade nacional] que normalmente toca músicas de J.Karjalainen, amantes da músicas do Buena Vista Social Club, fans e seguidores de lugares musicais de projeção global, gente que aprecia e valoriza música e culturas sem preconceitos. Telepatia é um projeto sábio e muito bem elaborado que diverte sem atrair excessiva atenção à grande inteligência com a qual foi concebido."

[*BA correções: Anthony é britânico e Eduardo é brasileiro]


Rytmi

MIKKO
SAARELA
* * * *

EDUARDO AND HIS BRAZILIAN AEROPLANE:
Telepatia

(Poko)

Esbanjando boa música com tempero Karjalainen

Eduardo Domingues de Jesus e seu "fínico-multinacional" grupo "Brazilian Aeroplane" tem deleitado o povo Finlandês com sua competente música brasileira já por muitos anos no país. Especialmente, muitos recordam os fabulosos arranjos em língua portuguesa das grandes canções de J.Karjalainen interpretadas em português por Eduardo. Com certeza, muita gente esperou ansiosamente que um dia aquelas canções estariam em um álbum. Valeu a pena esperarar pois "Telepatia" está pronto, bem polido, com um lustro brilhante. Nascido de uma idéia muito interessante, o produto resultante é um álbum equilibrado de boa música brasileira.

O recém lançado álbum "Telepatia" consiste em canções originais do músico finlandês J.Karjalainen traduzidas em português por Eduardo, com genuíno arranjamento brasileiro e administrado pelo seu "braço direito musical" Anthony, "Toninho" Johnson. Somente a última música "Oceano finlandês " [em finlandês] diferem da fórmula. A canção Oceano original foi feita por Djavan e J.Karjalainen por sua vez está cantando sua própria interpretação em língua finlandesa.

As canções de Karjalainen se desdobram facilmente em bossa nova nas mãos e na voz de Eduardo, tonalidades de samba e arredores de choro, como se estivessem sido concebidas assim mesmo em sua origem. É verdade que há algo originariamente brasileiro nessas composições pois existe uma balança melódica gangorreando as músicas de Karjalainen como se estas estivessem pedindo para serem escavadas para fora! Somente "Kolme Cowboyta" (Três cangaceiros) soa um pouco diferente no contexto, mas seduz como as outras músicas do álbum. Não é tão fácil reconhecer todas estas canções como originais de Karjalainen após o trabalho de "brasilianização" de Eduardo, a menos que você seja informado do que se tratam tais músicas. Quando escutadas no rádio sem saber (e espero que você ouça!!) você permanecerá pensando - hmm- que melodia familiar, mas quem foi mesmo que fez esta música em finlandês uma vez?

O " Brazilian Aeroplane " do Eduardo é uma banda composta na maior parte por músicos Finlandeses que merecem todo respeito pela abertura mental e interesse artístico por culturas diferentes. Ao que se refere à música, a Finlândia definitivamente não é uma monocultura! Naturalmente, no grupo do Eduardo também é de crucial importância que além do próprio maestro, outros imigrantes de primeira classe marcam suas presenças como Johnson [Anthony] e um excelente guitarrista Porto Riquenho/Americano Neff Irizzary II, também muito conhecido pelos seu inúmeros projetos de jazz latino.


HIFI-lehti

ERKKI
LEHTOLA

* * * *

EDUARDO AND HIS BRAZILIAN AEROPLANE
Telepatia, J. Karjalainen Music In Brazil
(Jukan Production Oy/Poko Rekords Oy)

Eduardo Domingues de Jesus é um músico brasileiro que tem vivido ha dez anos em Turku [Finlândia] e aparentemente sentiu muita saudade de seu país pois fez um inteiro álbum de canções finlandesas traduzidas em português. Tudo começou com uma canção intitulada "Jos et sä soita" (Se você não chama) e agora ele fará com que as canções de J.Karjalainen sejam conhecidas em seu país natal. Com uma interpretação aveludadamente atraente, este músico agrupou em sua banda artistas que amam a bossa nova, começando pelo músico e professor britânico Anthony Johnson. Anthony vem de uma experiente carreira violinística e violão com folkmusic e arranjou meritoriamente este álbum com o espírito latino-americano.


Nyt-liite

(Helsingin Sanomat)

TERO
VALKONEN
* * * *

EDUARDO AND HIS BRAZILIAN AEROPLANE
Telepatia
(Poko)


O compositor Hector mencionou no "Säveltäjät ja sanoittajat ry's" Magazine [Revista dos Compositores/Escritores Musicais da Finlândia] recentemente que a música pop finlandesa produziu muitas canções que poderiam obter bom resultados no exterior. Muitos sucessos internacionais foram traduzidos em finlandês mas jamais uma estrela internacional fez uma única versão estrangeira de nossos favoritos sucessos nacionais.

O brasileiro Eduardo Domingues de Jesus tem produzido e interpretado suas versões em português das músicas originais de J.Karjalainen já por um bom tempo, e seu novíssimo álbum demonstra que Hector tinha razão. As mais atraentes canções de Karjalainen se fundem muito bem com essas novas interpretações e poderiam ser, se comercializadas adequadamente, um sucesso em qualquer mercado no exterior.

Os arranjos são influenciados pela música africana, como é quase toda a música brasileira. Por exemplo, em "Capoeira, bola e areia" [originalmente: Väinö] foi adicionado um "ritmismo" extraordinário e o toque cativante original da melodia permaneceu intacto. Surpreendentemente, o "avião" de Eduardo balança de outra maneira as versões originais de Karjalainen.

A silhueta original em Finlandês está presente nas composições em português, mas perceptível só prestando muita atenção. As músicas de Karjalainen partem principalmente da música americana, enquanto que o "fraseirismo" de Eduardo em português transporta as emoções para uma dimensão completamente diferente.

Telepatia trata-se de uma deliciosa coleção polimorfa e inclui óbvios sucessos de Karjalainen como Ankkurinappi [Botão com âncora], Villejä lupiineja [Selvagens lupinéias] Telepatia [mesmo título e palavra em português], mas também algumas surpreendentes escolhas tais como Kaikki pallot ilmassa [Dez minutos] e Numerotiedustelublues [Telefônica].


Turun sanomat

TUOMO
KARHU
* * * *

EDUARDO AND HIS BRAZILIAN AEROPLANE
Telepatia
(Poko)


O "Eduardo and his Brazilian Aeroplane - Telepatia" é mais um álbum lançado em um mês e tem sua capa especialmente produzida por Kaj Stenvall [maior pintor finlandês contemporâneo]. Esta vez os holofotes se dirigem ao músico J.Karjalainen.

Telepatia elenca 12 canções de sucesso de Karjalainen traduzidas para o português e uma canção-bônus feita por Djavan, um compositor brasileiro muito popular. A canção Oceano é interpretada pelo próprio Karjalainen como convidado especial em língua Finlandêsa.

Somente com um trabalho de traduções um ouvinte não irá muito distante ao entender do que se trata o projeto, o mais notável em Telepatia é também o empenho musical de superior relêvo e em respeito a como projetos musicais são normalmente concebidos. Além do grupo tocar excelentemente, as versões em "brasileiro" também expressam uma sua visão toda pessoal. A Radio Suomi [Radio Finlândia, programação nacional], em suas mais íntimas orquestrações e escolhas sentimentais, concentrou-se o alvo em tocar "Botão com âncora" e "Tres cangaceiros" e mais recentemente a escolha concentrou-se em "Silenciosamente". Quanto ao que se diz respeito à parte final do CD de uma hora de duração, termina-se com uma canção de clima calmo e repousante.


Soundi

JUSSI
NIEMI
* * *

EDUARDO AND HIS BRAZILIAN AEROPLANE
Telepatia
Poko

Cantando confortavelmente em suas próprias traduções em portugues, Domingues conta com seu braço direito, que é também outro imigrante.
Agradavelmente, vívidos e livres arranjos são criados pelo britanico Anthony Johnson que também é brilhante em guitarras, violino, cavaqinho e kantele [instrumento folclórico finlandes]. Entre todos os competentes músicos do grupo, salienta-se também um fonista. Erkki Huovinen experssa com relêvo sua harmônica.

As arrojadas e arejadas produções de Mitja Tuurala, numa relaxante criação de emoções, são como sob medida para o verão que se aproxima. O trabalho mantem brilho e balanço mas também vai além da linha original, como por exemplo em "Selvagens lupinéias", originariamente feita em estilo folk americano. Isto é compensado por uma pérola musical, o "Oceano Finlandes", canção de amor feita por Djavan, um super estrela musical brasileira, dessa vez interpretada por Karjalainen em finlandes, e pelo papagaio pintado por Kaj Stenvall especialmente para a capa deste album.